A trilha contém trechos originais de pedras feitas por escravos ,e aí vai mais um aviso:cuidado com os tombos(do meu grupo fui o único que não caí)kkkk...
O percurso total até a prainha tem cerca de 22km.Apesar da longa distância vale a pena, pois irão avistar lindas paisagens, entre elas, cachoeiras,montanhas,rios de pedras com direito a até a ponte pêncil,além da casa do Ipiranga,na qual se abrigou D.PedroII e a prinncesa Isabel.A maior parte do caminho é na sombra debaixo das gigantescas árvores da Mata Âtlantica,ouvindo a sinfonia dos cantos dos pássaros.
A trilha é cheia de lendas e fatos históricos.Há relatos de avistamento de Ovinis, aparições de fantasmas,e boatos de Chupa-Cabra.
Vale a pena conhecer!
Saída da Borda do Campo às 7h:15 , átras o Mapa do percurso da trilha.Vou apresentar os nossos companheiros começando pela Marise,Wagner e Pontes(da Equipenico) e Eu (AndréLuiz)
Cerca de 30 minutos caminhando ,chegamos a uma clareira com paredão de pedra de cerca de 30m de altura.Lá paramos para tirar algumas fotos, e tomar aquele cafézinho especial do nosso companheiro Pontes.
Depois de mais 15 minutos chegamos a uma nova clareira a qual havia uma placa sinalizando a direção que a trilha continuava ,porém alguns vândalos tinham pichado e nâo dava para saber a direçao.Havia duas possibilidade seguir reto ,ou a direita ,por sorte achamos um grupo que já tinham feito o caminho , eles nos dizeram que se seguíssemos reto mais uns 100m, iriamos econtrar uma bela cachoeira, por azar a cachoeira estava com um nivel de aguá bem baixo.Então voltamos e pegamos o caminho correto.
Andando mais um pouco descemos esta escadaria de madeira, uma ponte de madeira que passava por cima de um banhado, e logo avistamos um pegueno riacho na beira do caminho, o qual é bom reabastecer as garrafas de água,pois vai ser bem útil na subida que virá.
Depois da subida, resolvemos parar para recuperar o fôlego e tomar um bom café da manhã, com um panetone que eu me encarreguei de dar "sumisso" . Continuando a trilha um pouco mais à frente temos um bela visão dessa montanha que durante algum tempo nos acompanha bem do lado da trilha, essa montanha se chama Pão de Ló, quem sabe em uma próxima aventura iremos lá. O próximo ponto turístico,é o ínicio do trecho original do Itupava, que quer dizer caminho de pedra muito liso, tem que ter bastante cuidado para não cair .
Já cansados chegamos a um bonito rio com uma ponte de bambu , de águas calmas, rasas, transparentes e que refletiam feito um espelho. Lá fizemos mais um lanche e uma parada, para reabastecer as garrafas.
Às 11h:40 chegamos a uma ponte pêcil. Tinha algumas pessoas acampadas no local, estavam se banhando no rio,(realmente parece um bom lugar para tomar um banho de rio).
Vai aí mais uma dica muito valiosa : mesmo que tenham pessoas se banhando peguem água ,pois depois desse ponto , iremos ficar cerca de 2h sem qualquer ponto para reabastecer as garrafas.Nós cometemos esse erro, pensavamos que teria água mais para frente, e só voltamos a encontrá-la às 1h e 45 minutos.
Mais 10 minutos e irão chegar a casa do Ipiringa, hoje em dia em péssimo estado de conservação, onde atualmente é usada como ponto de drogas.Infelizmente é nesse estado de conservação que ela está , inclusive quando fizemos a trilha, havia cerca de 6 indivíduos completamente alucinados, que não sabiam definir se um pedaço de madeira era uma lagartixa ou não.A trilha atravessa o trilho do trem e continua onde tem uma placa completamente destruida,(a trilha é meio apagada) .Enfim esses indivíduos ao perceberem que estávamos com camêra fotográfica, começaram a nos perseguir, e só saíram correndo quando eu disse para o pessoal me alcançar o facão para nos defendermos .2h Depois iremos chegar a uma bela cachoeira,na qual a parada é quase obrigatória para um banho, apesar da água ser muiiiiito fria. A trilha continua do outro lado do rio a esquerda( há uma pequena trilha a direita,porém acaba depois de alguns kms) .Ocaminho até o cadeado é longo e monótono , iremos cruzar um rio de pedras de novo, a trilha continua novamente do outro lado, e a paisagem é quase igual a de antes dessa cachoeira ,é normal achar que se está perdido!
Após o belo descanso na cachoeira saímos 2he 50 de lá e chegamos no cadeado as 5h onde há um trilho de trem com um túnel.Como era nossa primeira vez na selva, o tempo varia de pessoa para pessoa, e o que nos atrasou demais foi a máquina fotográfica.
No cadeado tem um mapa que demonstra o caminho que falta até o fim da trilha cerca de 3km e 900 m(porém não consta até a prainha, oque se pode adicionar mais uns 3 a 4km até a estrada de morretes).
Cadeado,átras pico Marumbi, o segundo maior do Paraná
Foto da Capela N. Senhora do cadeado
Sabiamos que teriamos que passar ainda por duas pontes pêncil.Como já estavamos cansados resolvemos acampar na floresta, pois estava ficando noite ,saímos do cadeados as 5he45 e as 7h da noite chegamos a primeira ponte.Então montamos acampamento.
O barulho de trem era forte, mas graças ao cansaço eu dormi muito bem, porém de manhã, a Marise,que é minha mãe, reclamou de barulho de onça e de porco do mato.
O caso do porco do mato foi facilmente esclarecido, e acabamos descobrindo que o porco do mato éra o Wagner, que roncava bem alto mesmo...kkkk
cerca das 7h e 50minutos saímos rumo a terminar a trilha. Passamos pela segunda ponte pêncil, e chegamos ao fim da trilha , que termina em uma escada de madeira, que sai em uma rua larga de saibro.
Depois que saímos na estrada de saibro, ainda andamos bastante , ah , uma hora que tem uma rua com uma placa dizendo"morretes" e a outra "ushp mub..." ou algo assim.Vá na direçao da placa de morretes. A estrada do lado le levará a uma usina de energia.Depois de mais algum tempo andando ao lado da rua a um belo rio de pedra, o qual não pude aguentar e acabei entrando, mesmo a água estando gelada.Se continuar pela rua haverá o bar do "cabelo".A partir daí pega o celular da claro. E não deixem de tomar algo no bar do cabelo e conversar com ele, sobre as histórias da trilha do Itupa, pois ele é uma pessoa que vale a pena conhecer.
Espero que esse Blog ajudem vocês na sua viajem!
COMO CHEGAR :
Onibus saíndo de Ctba: No terminal do guadalupe pegue o ônibus Quatro Barras (tanto faz o Quatro Barras- Br116,ou o Quatro Barras-via Graciosa) esses ônibus irão leva-los até o terinal de Quatro Barras, lá pegue o onibus Borda do Campo(esse ônibus não paga pois o pega dentro do terminal).Siga até o ponto final, você verá placas sinalizando . Siga mais alguns tempo na rua (não sei dizer quantos metros ao certo, mas não é longe) então você chegará ao posto do IAP.Lá faza o cadastro e conseguirá um mapa, Obs:se tiver sorte.
De Carro :(por São José dos Pinhais)Pega a Br 376, pega o contorno Leste no viadulto Próximo a Puc, fazendo isso você estará na Br 116 sentido São Paulo, passando o Km 76 pegue a primeira ruazinha de saibro a direita , e a direita de novo,siga reto e então vá em direção a o Ct do ninho da Gralha (Ct do Paraná Club),siga reto pela rua principal, você chegará a uma pracinha,após passar o ct do Pr,Siga reto mais alguns Km, e siga as Sinalizações das placas
Nenhum comentário:
Postar um comentário